sábado, 10 de maio de 2008

Theo Jansen e a IK

Como disse no primeiro post, irei apresentar aqui alguns caras que são dignos de atenção. Talvez já tenham ouvido falar do escultor/engenheiro holandês Theo Jansen, ele se tornou famoso por suas obras de cinemática inversa (IK), a arte em si é conhecida como arte cinética. Mas que bagulho é esse?
Antes Theo Jansen:
Theo Jansen cria esculturas cinéticas, que são realmente impressionantes, pois parecem mostro gigantes, mais parecidos com insetos. Eles se movem tanto com a força humana quanto com a força do vento.




Um pouco do mecanismo:


Quero deixar uma resalva aqui, não sou fisico nem engenheiro mecanico, mas sou apenas mais um mechanico, como muitos, então só vou pincelar as coisas pra que qualquer pessoa possa enteder um pouco do que estou mostrando. Acredito que a maioria conheça a boa e velha cinemática que aprendemos na escola, as eternas bolinhas que voa sem sentido. A cinemática estuda o movimento. E é nisso que se fundamenta a arte cinética, não exatamente no estudo mes em seu uso, ela apresentar o movimento e não sua representação de forma estática. Não afirmo com 100% de certeza, mas diria que é uma arte 4D, ela funciona com o tempo, diferente da pintura que é sempre a mesma.
E a cinemática inversa?
Nas palavras da Wikipédia a cinemática inversa “determina os valores de coordenadas articulares se conhecida a localização do extremo do membro”. E como seria diferente?!
Estudei um pouco de IK, quando estava aprendendo a animar no 3dstudio Max. Bom pra quem não entendeu nada veja esse vídeo:



Agora veja esse:



Bom talvez apenas com isso não de pra entender muito, mas percebam que sempre existe um ponto fixo e um ponto extremo que se move, isso faz com que todo o resto se mova. Seria um movimento parecido com alguém puxar sua mão e consequentemente seu cotovelo se mover junto e seu ombro manter a posição podendo apenas girar. Na animação por rotação em 3D eu teria que rodar cada junção para conseguir um movimento inteiro do braço, usando IK apenas se move um ponto. A explicação em si é bem pobre, pois pra mostrar bem teria que encher a pagina de cálculos. Se alguém tiver uma forma simples de explicar e mais completa ou mais correta, por favor, envie que nós postamos aqui.
O Ik é amplamente utilizado por animadores e o pessoal de robótica. Eu queria muito colocar aqui alguma coisa para ser construída utilizando a IK, mas achei que seria impossível. Mas depois vi que não... Então aguarde.

2 comentários:

Anônimo disse...

Alonso isso eh foda demais... eu jah tinha visto, mas o cara eh um gênio, ter calculado toda a mecânica do negócio....

Bjos!

Gustavo Kitagawa disse...

A gente já tinha trocado figurinha à respeito desse cara e as geringonças high-tech que ele faz... Muito, muito fodástico!